O que é Brainstorming na moda?

Oooi gente, tudo bem por ai? Espero que sim 🙂 .

Faz tempo que eu não posto nada sobre o curso de moda por aqui, faz tempo que eu não posto nada em geral na verdade (sorry), minha vida anda meio corrida devido ao TCC. Tentarei postar pelo menos uma vez na semana, prometo!

Vamos falar de brainstorming no curso de moda especificamente, mas antes vou explicar a pratica do brainstorming no geral.

Tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma palavra inglesa formada pela ligação das palavras “brain“, que significa cérebro, intelecto e “storm“, que significa tempestade. O brainstorming é uma dinâmica de grupo ou individual (no caso da moda) que é usada como uma técnica para resolver problemas específicos, desenvolver novas ideias, projetos, e coleções, com intuito de juntar informação e estimular o pensamento criativo.o-que-e-brainstorming-na-moda

Criado nos Estados Unidos, pelo publicitário Alex Osborn, usado para testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos. A técnica sugere que pessoas reúnam e utilizem seus pensamentos e ideias para que consigam chegar a um denominador comum, a fim de produzir ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante, no caso da moda é uma das primeiras etapas para a criação de uma coleção. Nenhuma ideia é descartada ou julgada como errada, no brainstorming o céu é o limite, todas as ideias devem ser anotadas para depois evoluir até chegar à solução final.

Para fazer um brainstorming bem produtivo devem ser seguidas algumas regras básicas: é proibido contestação e críticas às ideias apresentadas, quanto mais ideias melhor; nenhuma palavra deve ser desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade para falar sobre o que quiser.

Na moda o brainstorming acontece logo após a uma pesquisa, exemplo: você quer fazer uma coleção sobre orquídeas, você faz uma pesquisa sobre elas, espécies, cores, tamanhos, histórico, em fim… Depois de fazer essa pesquisa, vem o brainstorming que é a segunda parte para a criação de uma coleção, que geralmente agente escreve as palavras em port it e gruda na parede ou em cartolina (para melhor visualização das palavras) depois fazemos o mapa mental, referencias cruzadas e a criação de painéis, para assim sua coleção começar a ser vista através dos croquis.brainstorming-post-it

Iai, gostaram do post? Consegui tirar suas duvidas sobre brainstorming? Quem tiver, mas dividas é só perguntar nos comentários. Se vocês quiserem saber mais sobre os outros processos, também comente ai que farei a continuação. Que a luz de Jah lhes proteja, bjks e até o próximo post

Anúncios

2 comentários sobre “O que é Brainstorming na moda?

  1. Majuh Alves 20 de dezembro de 2016 / 14:01

    Treinamos uma situação como essa na aula de design e deu para perceber como essa dinâmica é necessária para que haja uma ótima criação.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s