Biojóias o tesouro da natureza!

Oooi gente, tudo bem por ai? espero que sim 🙂 .

No post de hoje vou compartilhar com vocês um pouco sobre biojoias. Para quem não sabe as biojoias são adornos (brincos, colares e pulseiras) utilizando materiais naturais, como: sementes, folhas, palha, fibra, cascas, efim… tudo que pode ser retirado da natureza. As peças são confeccionadas de forma bem especial e respeitando à natureza, sendo coletadas somente sementes maduras. As biojóias podem ainda ser misturadas com pedras preciosas.

A atividade de Confecção de Biojóias é uma Iniciativa Socioambiental, além de ser uma atividade sustentável, podendo ser exercida por jovens, mulheres e idosos, por gerar renda para as populações locais e ribeirinhas e conserva o meio-ambiente. Este trabalho estimula principalmente a criatividade e as habilidades manuais do artesão, já que cada peça é feita a mão, e expressar a beleza da natureza em acessórios.

A produção de biojóias não é algo recente, pois há centenas de anos é praticada pelos índios. Apesar disso, apenas em função do Movimento Ecológico começou a ganhar algum espaço no Brasil e no mundo. O Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém, usam técnicas para confecção de biojóias uma variedade enorme de recursos, tudo para tornar a peça mas harmoniosa possível com combinação dos elementos naturais. São utilizados: fitilhos, fibras de palha da costa, flores feitas em fibras, folhas desidratadas, madeira, sementes naturais e tingidas, crochê em palha, fitilho e etc.biojoias- Ana Everdosa Madeira com semente de jarina e jupatibiojoias- Ana Everdosa Feito com resina cristal e fibra de coco.biojoias- Ana Everdosa Coleção sabor Marajoara.

Por ser acessórios naturais as biojoias requer cuidados especiais, dentre os cuidados recomenda-se: não molhar, não guardar em lugares abafados, quentes ou úmidos e nem perto de produtos químicos. O ideal e colocar naftalina junto às sementes onde são guardadas, para conservá-las. Deve-se ainda evitar entrar no mar ou na piscina.biojoias- Suzana Rodriguesbiojoias- Suzana Rodrigues- gregabiojoias- Suzana Rodrigues- colar branco

Saiba alguns tipos de sementes utilizadas na biojóia: açaí, buriti, carnaúba, castanha do Pará, murici, piaçava, mucajá, inajá, jarina e tucumã.

Você podem encontrar essas peças e outras mais nesses links aqui em baixo.

Ana Everdosa Biojóias

Suzana Rodrigues

Bem, este foi o post de hoje, espero que tenham gostado. Bjks e até o próximo post ❤ .

Anúncios

7 comentários sobre “Biojóias o tesouro da natureza!

  1. percetakanexpres 19 de maio de 2015 / 20:10

    Great post

    Curtir

  2. amandahillerman 20 de maio de 2015 / 1:24

    Que tema bacana desse post! Nunca havia lido a respeito com tantos detalhes, na verdade ate desconhecia o nome “Biojóias”! A natureza é linda ❤ amei as fotos do ensaio!
    :* amandahillerman.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s